Wasabi

Continuando com o clima japa da última postagem, vamos de Wasabi. Mais um jogo sobre comida, não tão leve e rápido como Sushi Go, mas também longe de ser pesado. Na reta final de MasterChef e Shokugeki no Soma, hora de experimentar também no tabuleiro um pouco da emoção de uma acirrada disputa culinária. Os ingredientes e espaço para montagem dos pratos são comuns a todos os jogadores, só o que muda é a receita que cada um estará tentando executar.
Jogo montado. Pronto para começar.
Em Wasabi, os jogadores sempre têm três receitas e três ingredientes. No início da partida, cada jogador deve escolher três ingredientes de categorias diferentes, menos Arroz, Maki ou ingredientes únicos, e passar para quem estiver a sua esquerda. A escolha das receitas é livre, elas ficam viradas para baixo e o jogador só sabe o seu grau de dificuldade. Os ingredientes pedidos por ela só são descobertos após a compra.
 O mercado.
 Ingredientes e receitas.

No seu turno, o jogador vai colocar um ingrediente no tabuleiro. Se completar uma receita, ele a apresenta junto com seu respectivo token de desafio. É importante ficar atento a quantidade tokens de desafio restantes para cada receita, sem eles não é possível concluí-las. Quanto maior a dificuldade, menos tokens disponíveis. A receita de dificuldade cinco, só possui um token. Assim sendo, só pode ser feita uma vez na partida.
 Receitas e seus respectivos tokens de desafio.
Para completar uma receita, é preciso formar uma fileira ininterrupta com todos os ingredientes expostos na mesma, seja na horizontal ou na vertical. Não é obrigatório que estejam na exata ordem mostrada, mas quando isso ocorre, o jogador ganha o bônus indicado no token de desafio utilizado. Esses pontos adicionais são contabilizados utilizando os cubos verdes que representam o wasabi e que são colocados em umas tigelinhas maravilhosas que realmente poderiam ser utilizadas para comida de verdade.
 Exemplo de uma receita completada com estilo.
Outra questão sobre completar receita, é que os ingredientes que fazem parte dela podem ter sido baixados por outros jogadores, só o último que precisa obrigatoriamente ser colocado por quem está pontuando. Então, é necessário ficar muito atento para tentar aproveitar o que já está na mesa e também impedir que outros jogadores usem seus ingredientes. Especial atenção com aqueles que são únicos.
Após colocar seu ingrediente na mesa, o jogador deve comprar outro para repor sua reserva. Se tiver completado receita, compra uma nova e pode pegar também uma carta. Elas acrescentam um pouco mais de caos ao jogo. Existem cinco opções diferentes: Stack (jogar ingrediente em cima de outro), Chop (retirar ingrediente – manda de volta para o estoque ou joga onde desejar, nesse caso a sua reserva fica inalterada), Spicy (jogar dois ingredientes), Switch (troca o conteúdo de dois espaços adjacentes) e Wasabi (inutiliza quatro espaço do tabuleiro e ganha um cubo de wasabi, para retirar só sendo comprada por outro jogador). Só é permitido ficar com até duas cartas na mão. Não é permitida repetição, se o jogador comprou/jogou uma carta de um determinado tipo, não poderá comprá-la novamente na sua próxima vez.
 As cartas do jogo.

Wasabi em ação.
O jogo termina imediatamente quando todo tabuleiro for preenchido ou quando um jogador conseguir utilizar todas as suas dez fichas de desafio. O critério de desempate são os cubos de wasabi, se ainda assim continuar empatado, ninguém ganhou a partida. Gosto muito disso, bem Japão mesmo.
Fim de jogo. Bateu até uma fome.
Wasabi é um jogo que Felipe sempre perturbou dizendo que queria e sobre o quanto era bonito. Não achei isso tudo não. Os componentes são de boa qualidade, mas apenas dois se destacam pela beleza, a tigelas para colocar os cubos que representam o wasabi e o local onde o jogador mantém ocultas suas receitas, que é tipo um cardápio de restaurante. 
As partidas são relativamente rápidas e funciona bem dentro da variação 2-4 jogadores. As alterações se restringem apenas o número de cartas e área do tabuleiro utilizada. Eu acho muito chato jogos que possuem muitas mudanças dependendo da quantidade de participantes. Um jogo divertido e com uma temática diferente para dar uma variada básica na coleção.
Compartilhe:

2 comentários sobre “Wasabi”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *