Guadalupeças 4 anos

A edição deste mês do Guadalupeças foi especial, pois comemorou os 4 anos de realização do evento. Para celebrar junto com a gente, tivemos o prazer de contar com as presenças especiais de Romulo Marques, um dos game designers do Gekido, e do pessoal da Game Maker, que estão estabelecendo um novo padrão de qualidade para confecção de protótipos e PNPs.

Como sempre, também contamos com o apoio do Shopping Jardim Guadalupe que disponibiliza a área para a realização do evento. Chegamos ao local e o espaço já estava devidamente separado e sinalizado. Como sempre acreditando mais na presença do público do que nós mesmos, eles reservaram uma grande quantidade de mesas. O que para nossa satisfação se mostrou plenamente correto e não demorou para termos todos os lugares ocupados.
O Guadalupeças sempre foi um evento com uma forte pegada de atrair um público novato, muita gente que hoje é reconhecida como hardcore dentro do hobby deu os primeiros passos com a gente. Essa característica tem se tornado ainda mais marcante desde que o evento se estabeleceu no Shopping Jardim Guadalupe, um local que nos dá uma visibilidade muito maior do que a que tínhamos anteriormente. Já está sendo possível notar a presença recorrente de vários grupos que começaram a jogar com a gente e nunca antes tinham tido contato com jogos de tabuleiro modernos.
Eu acho que esse crescente potencial de abertura das portas do hobby para novos jogadores que o evento tem demonstrado possuir ao longo de seus anos de existência combina muito com outra característica que procuramos ativamente cultivar que é a presença dos protótipos. Assim como o blog sempre procura dar destaque ao game design nacional, o evento também segue essa orientação. Então, além de poder apresentar os jogos de tabuleiro modernos, nós também temos a gratificante oportunidades de mostrar que tem muita coisa boa sendo feita aqui no nosso país.
Neste sentido, foi incrível ter a presença do Romulo Marques conosco nesta edição do evento. Ele que acabou de ter um de seus jogos publicado pela CMON, uma das maiores editoras do mercado mundial. Nós acompanhamos a trajetória do Gekido desde o principio, quando foi lançada a primeira versão de forma bastante artesanal. Tem entrevista aqui no blog com o Fel Barros, responsável pela criação jogo junto com o Romulo, da época desse lançamento. Além disso, ainda temos vídeo de gameplay no nosso canal e post aqui blog. Na época rolou também especial da Ace Studios no evento, uma coisa que a gente fazia bastante e quero muito retomar, voltar a fazer as edições dedicadas a editoras/autores. 
O Romulo já tinha estado com a gente antes apresentando o Die die DIE, um jogo de destreza muito foda dele em parceria com o Cacá, conhecido pelo blog “E aí, tem jogo?”, um dos mais antigos em atividade no hobby. Eu escrevi bastante sobre ele porque gostei demais do jogo, quem tiver curiosidade basta dar uma olhada no post, tem vídeo também. No Guadalupeças, além de jogar os lançamentos mais recentes, a galera ainda pode conhecer os jogos bem antes de serem publicados. Pelas últimas notícias que tivemos, o Die die DIE deve ser lançado pela Ace Studios em parceria com a Redbox Editora.
Agora falando um pouco do Gekido, que foi o único jogo que efetivamente tive oportunidade de jogar nesta edição do Guadalupeças, foi muito legal poder ver o quanto ele evoluiu sem perder a essência. O jogo continua sendo basicamente pressionar a sorte através da rolagem de dados para conseguir as melhores combinações para realizar ataques mais poderosos. Conforme o personagem vai tomando dano, ele vai ficando mais forte e destrancando novas habilidades, o que mantém o equilíbrio da disputa.
O grande ganho que eu vejo no trabalho realizado pela CMON no Gekido, além é claro de toda a fantástica parte visual, é a implementação da arena, transformando ele em um jogo para 4 jogadores. Originalmente, o jogo havia sido pensado para apenas 2 jogadores, o que fazia das miniaturas mero item decorativo. Essa nova versão apresenta miniaturas incríveis e que possuem uma participação real na mecânica do jogo. Todo o esquema de movimentação criado, a forma como os ataques precisam ser obrigatoriamente intercalados e as bonificações de terreno acrescentam uma camada estratégica muito bem-vinda ao jogo, sem aumentar demasiadamente a complexidade. 
O Gekido é um lançamento bastante recente da CMON e não há ainda nenhuma previsão para uma versão nacional. Tradicionalmente, quem costuma publicar os títulos da CMON no Brasil é a Galápagos Jogos e o jogo tem um apelo fantástico junto ao público alvo da editora, então acho que ele deve aparecer por aqui em breve, ainda mais sendo de autoria de dois brasileiros. Ou pelos menos, essa é a nossa torcida. 
Porém, enquanto o Gekido não chega por aqui, sempre será possível jogá-lo no Guadalupeças, tenho certeza que ele verá muita mesa no evento. Assim como foi nesta edição em que o Romulo ficou bastante ocupado explicando o jogo repetidas vezes para os mais diversos interessados. Aguardem que em breve teremos muito mais material sobre o Gekido tanto aqui no blog quanto no nosso canal no Youtube.
Falando um pouco sobre os amigos da Game Maker que também estiveram com a gente nesta edição. Foi a primeira vez deles participando do Guadalupeças e ficamos muito felizes por ver que eles saíram com a impressão tão positiva do nosso evento. Ás vezes, é preciso que alguém novo chegue e faça a gente enxergar aquilo que estamos fazendo de bom, onde estamos acertando e o que podemos fazer para melhorar. Obrigada pelas palavras gentis e pelos conselhos.
A Game Maker surgiu tem pouco tempo, mas já está estabelecendo um novo padrão de qualidade na confecção de protótipos e PNPs, com um serviço bastante acessível a todos os interessados, apresentando soluções que vem para facilitar a vida dentro de um segmento específico do hobby que sofria com uma demanda que não estava sendo devidamente atendida. 
A Game Maker não apenas oferece um serviço profissional de impressão gráfica como também tem cada vez mais diversificado seu portfólio com diversos produtos personalizados. No momento todo o trabalho de divulgação está concentrado no Facebook, mas já foi anunciado que em breve eles estarão com um site no ar e uma loja física para atender melhor o crescente público. E com certeza, teremos mais sobre a Game Maker tanto aqui no blog quanto no nosso canal no Youtube.
Este foi o nosso Guadalupeças comemorativo de 4 anos, espero que todos tenham se divertido tanto quanto nos divertimos organizando o evento. Nosso muito obrigado aos frequentadores pela presença, espero que possamos estar juntos novamente no mês que vem. Agradecemos mais uma vez ao Shopping Jardim Guadalupe pelo espaço cedido, ao Romulo Marques que tão gentilmente veio apresentar o Gekido para a galera e ao pessoal da Game Maker, espero que esse tenha sido o primeiro de muitos. 
Por último, mas não menos importante, fica aqui registrado o nosso agradecimento ao pessoal da loja Game Of Boards que mesmo não participando ativamente desta edição do evento, apoia tanto o canal Turno Extra quanto o evento Guadalupeças, nos possibilitando sempre diversificar a oferta de jogos disponibilizados.
Confira mais fotos dos jogos que rolaram no evento:

As fotos desta edição do evento foram tiradas por Jesiel Araújo, nosso novo parceiro na organização do evento.
Compartilhe:

2 comentários sobre “Guadalupeças 4 anos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *