Lançamento do Anime Saga na Game Of Boards

Ocorreu no último sábado, dia 15, o lançamento do Anime Saga, novo jogo da Arcano Games, na loja Game Of Boards, no RJ. Além da presença do autor, Michael Alves, que veio de SP nos prestigiar com sua presença; o evento ainda contou com o Maid Café Rainbow Cos&Café e distribuição/sorteio de brindes temáticos. Tudo para deixar os participantes no clima das famosas animações japonesas que serviram de inspiração para o jogo.

Chegando a ter até 5 mesas acontecendo simultaneamente, quase todas com o número máximo de jogadores, o Anime Saga recebeu avaliações bem positivas durante todo o evento. Algumas pessoas se mostraram bastante surpreendidas, acho que o tema diferente fez com que elas criassem expectativas erradas em relação ao jogo.

Eu achei a proposta do Anime Saga sensacional, pois trabalha com uma temática praticamente inexplorada, mesmo no mercado internacional. O máximo que temos visto são lançamentos que aproveitam o sucesso de alguma grande franquia, como a Cryptozoic fez recentemente com Shingeki no Kyojin (Attack on Titan).

Muito se fala sobre a necessidade de expandir o hobby e conquistar mais público, mas pouco ou nenhum esforço se faz efetivamente para atrair novos jogadores. Tudo o que é produzido é muito mais pensado em agradar a quem já é do meio. Evidentemente é um esforço bem mais arriscado investir em algo que fuja do padrão para tentar conquistar quem é de fora do nicho.

Portanto, acho muito admirável a coragem do Michael ao publicar um jogo que claramente visa conquistar novos jogadores. Saindo da zona de conforto que seria lançar algo com temática de fantasia medieval, por exemplo, o que levaria a uma aceitação muito mais tranquila. O público de animes já possui uma boa afinidade com cardgames através de grandes títulos como Pokemon e Yu-Gi-Oh. Assim sendo, por que não investir em oferecer opções de entrada no hobby que tenham uma maior afinidade com esse público?

Apesar de ser um jogo que busca conquistar novos jogadores, o Anime Saga é possui um conjunto de regras bastante consistente, oferecendo um bom nível estratégico. Ele funciona como uma espécie de semi-cooperativo, pois os desafios/inimigos são enfrentados coletivamente, porém cada jogador ganha uma quantidade de pontos correspondente a sua contribuição individual. 

Eu gostei muito do sistema de compra e devolução de cartas aberto em pilhas. É simples, mas bem inovador. Algo que já está virando uma marca do Michael enquanto game designer, vide o Contária com seu sistema de cartas dupla-face. É muito legal ver essa preocupação em trazer sempre algo novo, não apenas mais uma implementação da mecânica exatamente como já conhecemos.

Os personagens são bem distintos entre si, cada um apresentando habilidades únicas, sendo muito de sua força determinada pelas escolhas dos demais jogadores. Apesar de não possuir combate entre os jogadores, afinal todos fazem parte de um mesmo grupo de heróis tentando derrotar as mesmas ameaças, Anime Saga apresenta diversos mecanismos de interação.

O evento de lançamento do Anime Saga aqui no RJ foi organizado por nós aqui do Turno Extra. Foi a primeira vez que fizemos algo desse tipo, então espero que todos os presentes tenham curtido. A ideia de fazer o evento surgiu de maneira completamente espontânea devido ao quanto o jogo nos agradou. Agradecemos ao Michael Alves, aos meninos da Game Of Boards e ao pessoal do Maid Café Rainbow Cos&Café por terem nos apoiado.
Confira também o vídeo que gravamos no evento:

Nós aproveitamos a presença do Michael aqui no RJ e gravamos dois vídeos bem bacanas com ele: um de entrevista e um outro explicando o Anime Saga. Por isso, não deixe de fazer a inscrição lá no nosso canal no Youtube. E ainda deve rolar, em um futuro próximo, aquele post escrito super especial aqui no blog. Enfim, muito conteúdo de Anime Saga chegando por aí. 
Segue mais fotos do evento: 
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *