Análise: Dr. Eureka, da Mandala Jogos

Dr. Eureka é um dos family games mais divertidos que joguei nos últimos tempos. Ele é um jogo que trabalha com reconhecimento e construção de padrões em tempo real exigindo dos jogadores destreza e agilidade, tudo isso utilizando apenas tubos com bolinhas coloridas e algumas cartas. A arte de capa é bem infantil e pode afastar alguns jogadores, passando a ideia errada de ser um jogo bobinho, o que está bem longe da verdade.

Atenção! Vai começar a correria.

No início da partida, cada jogador terá três tubos com duas bolas de cores iguais dentro de cada um deles. Uma carta será revelada no centro da mesa e os jogadores disputarão para ver quem consegue formar a combinação mostrada na carta antes dos demais. O jogador que vencer fica com a carta para marcar a vitória. A partida acaba quando um jogador obtiver sua quinta carta.

Não apenas as bolinhas devem estar no padrão mostrado na carta, mas também a ordem dos tubos também deve ser respeitada. Geralmente, quando você está conferindo a ordem dos seus tubos é que um outro jogador passa a frente e grita Eureka. Sim, ao terminar de posicionar os tubos e bolinhas, o jogador deve gritar Eureka para indicar que completou o exigido pela carta.

Os jogadores não podem encostar a mão nas bolinhas, não podem colocar mais de quatro no mesmo tubo e são eliminados da rodada se deixarem alguma bolinha cair do tubo. É possível completar também o exigido na carta virando o tubo ao contrário. É uma opção complicada, só usada em geral no último movimento, já que inutiliza um tubo e não dificilmente o jogador conseguirá desvirar o tubo sem deixar as bolinhas caírem.

Vire o tubo por sua conta e risco.

Confirmado o vencedor da rodada. Não é incomum que um jogador grite Eureka e depois seja verificado que houve algum engano. As bolinhas vermelhas e roxas podem causar grande confuso na hora da presa. A próxima rodada começa com as bolinhas posicionadas do jeito que ficaram na rodada anterior, o que pode ser bom ou ruim.

Está mais fácil para qual dos lados cumprir a próxima carta?

Para quem quiser um desafio maior, o jogo oferece uma variante no qual os jogadores devem afirmar quantos movimentos precisarão utilizar para cumprir o padrão apresentado na carta. Então, a partir do jogador que declarou o valor mais baixo, todos irão tentar cumprir as metas estabelecidas até que um consiga ter êxito.

Dr. Eureka foi publicado no Brasil recentemente pela Mandala Jogos e pode ser adquirido na Game Of Boards por R$120, o que eu acho um preço justo levando em consideração o tipo de componente. É uma ótima opção para criança sem deixar os adultos de lado. Minha única reclamação seria o fato de ser apenas para quatro jogadores, pois ele passa aquela sensação de quanto mais gente melhor.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *