Guadalupeças – Edição Pós DOFF SP 2018

Domingo rolou mais uma edição do nosso querido Guadalupeças, evento que acontece todo terceiro domingo do mês no Shopping Jardim Guadalupe. Ainda na ressaca do Diversão Offline, priorizamos levar as novas aquisições. Além disso, contamos com a presença de Sanderson Virgolino, Jorge Luís Rocha e Sabrina do Valle. Alguns dos representantes do game design carioca que fizeram bonito no evento em SP.

Sanderson Virgolino ganhou o concurso de protótipo promovido pelo Catarse dentro do Diversão Offline com o Meeple Up. Em breve, o jogo deve estar chegando ao grande público através de financiamento coletivo e com o selo da Editora New Order, parceira da plataforma na realização do concurso. Sanderson Virgolino já é um nome reconhecido e admirado entre os desenvolvedores. Apesar de ainda não ter nenhum jogo lançado, já tem contrato com editoras como Redbox e Sherlock S.A.

Meeple Up é um jogo bem rápido e divertido, ideal para quem gosta de bastante interação. É jogo de furar o olho do amiguinho e exige atenção total, porque uma distração e já era. O objetivo é cruzar os 6 níveis que separam o seu meeple da Meeplelândia. Os jogadores podem mexer com meeples de qualquer cor através de cartas que fazem eles subirem ou mudarem de lugar (seja por giro ou troca), ainda é possível também bloquear determinado caminho.

Qual meeple chegará a Meeplelândia primeiro?

Os diferentes níveis ainda possuem efeitos que podem ser positivos ou negativos. Isso dá um motivo adicional para mover os meeples que não são da sua cor, além de disfarçar qual é o seu, já que essa é uma informação secreta. Revelar a sua cor é uma opção oferecida pelo jogo e oferece a vantagem de ativar um poder único. Porém, realizar tal revelação possibilita a todos os jogadores agirem de maneira mais eficaz contra você.

O grande lance do Meeple Up é a possibilidade de jogar cartas na vez dos demais jogadores. Quando você acha que vai fechar o jogo e vencer, outro jogador pode jogar uma carta que te muda de lugar e assim impedir a sua vitória. Por isso, não basta só ter as cartas certas, é preciso pensar na ordem mais eficaz na qual jogá-las, tentando prever possíveis jogadas dos demais jogadores que podem arruinar os seus planos.

Frequentadores do Guadalupeças conhecendo o Meeple Up.

Sabrina do Valle e Jorge Luís Rocha são game designers do divertido e simpático Sereias, que já está fechado para lançamento pela editora Potato Cat. O jogo está planejado para entrar em financiamento coletivo ainda este ano e deve ser o primeiro título contratado de outros game designers a ser lançado.

Até então, a Potato Cat vinha funcionando como um estúdio para viabilizar os jogos de seus fundadores, o casal de game designers Kevin e Samanta Talarico, que já tem no mercado Cartas a Vapor e Café Express. O trabalho deles têm se destacado bastante pela qualidade de produção e respeito aos prazos estipulados. Uma editora que vem cumprindo com o prometido ao público. Fato digno de nota já que infelizmente ainda é raridade.

Sereias está planejado para ser lançado com uma belíssima arte em aquarela, uma sacada maravilhosa de Kevin e Samanta Talarico para destacar ainda mais o tema do jogo, conforme nos relatou Sabrina do Valle e Jorge Luís Rocha durante a nossa agradável partida. A arte de Sereias ficará a cargo de Mariana Livraes (Instagram e Portfólio).

Um pequeno aperitivo de como irá ficar a arte do Sereias.

Sereias é um cardgame bem família, que apesar de competitivo e proporcionar momentos para sacanear os outros jogadores, passa bastante paz e tranquilidade ao ser jogado. Eu achei uma experiência bastante relaxante, mas isso não significa dizer que o jogo não possui seu grau de estratégia. Não existe um único caminho de ação e a todo o momento os jogadores precisam analisar variáveis e escolher entre as opções disponíveis.

O objetivo do jogo é usar suas cartas de sereias para conquistar os navios. A quantidade e a cor das sereias necessárias iram variar a cada navio e irá determinar também a quantidade de pontos que serão conquistados. Quanto mais difícil maior a pontuação. Porém, as sereias não terão seu trabalho atrapalhado pelos barcos de caçadores que irão surgir em meio aos navios. Os caçadores perseguem um tipo específico de sereia, impedindo que o jogador a utilize na formação de seus corais enquanto estiver em jogo.

Algumas cartas do jogo Sereias.

Um elemento muito importante e estratégico no jogo é a carta de Vento que irá controlar o avanço da line up das embarcações e cartas abertas para compra. Saber o momento exato de usá-la ou não é bem importante e pode ser até mesmo um determinante para vitória. Algumas cartas de sereia vêm com o símbolo do vento e você pode abrir mão de usá-la como sereia no seu coral para usar o símbolo e assim mover as cartas.

Frequentadores do Guadalupeças conhecendo o Sereias.

Além de cartas de sereias, entre as cartas compradas pelo jogador existem algumas de efeitos variáveis que lhe permitem driblar determinadas regras do jogo. O gatilho de fim de partida é quando um jogador pega a sua quinta embarcação. Ele recebe uma bonificação e os demais jogadores jogam seu último turno. A pontuação final é determinada pelos pontos de navios, barcos de caçadores, navios famosos e set collections dos navios (cores iguais e diferentes).

Confira outros jogos que rolaram na edição deste mês do Guadalupeças:

Fotossíntese tem grandes chances de se tornar um dos jogos mais jogados de 2018.
Nippon é um jogão que alguma editora brasileira bem que poderia trazer para cá.
Dr Eureka sempre agradando a todas as idades.

Agradecemos a todos pela presença, esperamos que tenham se divertido tanto quanto a gente e lhes aguardamos no próximo mês. Foi muito bom rever frequentadores antigos que não apareciam no evento há algum tempo. Obrigada Sanderson, Jorge e Sabrina por terem se disponibilizado a trazerem seus jogos para apresentarem ao nosso público. Foi um prazer recebê-los mais uma vez no evento, jogar seus jogos e trocar ideias. Vocês são muito bem-vindos!

Por fim, mas não menos importante, nossos agradecimentos ao Shopping Jardim Guadalupe que tão gentilmente nos cede a infraestrutura para realização do evento e a loja Game Of Boards, nossa parceira que nos permite mais facilmente manter o nosso acervo renovado e atualizado.

Compartilhe:

2 comentários sobre “Guadalupeças – Edição Pós DOFF SP 2018”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *