Notícia: Potato Cat anuncia encerramento de suas atividades

A Potato Cat sempre foi uma das minhas editoras nacionais favoritas, então foi com grande pesar que li o comunicado sobre o encerramento de suas atividades. Certamente, uma grande perda para o nosso mercado. O lançamento mais recente deles foi o Sereias, dos game designers Jorge Luís Rocha e Sabrina do Valle, e há ainda mais um último jogo que será publicado – o Cyber Squad, dos game designers Eduardo Guerra e Leonardo Costa.

TRAJETÓRIA

A Potato Cat foi criada por Kevin Talarico e Samanta Geraldini em 2016 para viabilizar a publicação do primeiro jogo da dupla de game designers – o Cartas a Vapor, interessante jogo de cartas baseado no livro de Steampunk nacional A lição de anatomia do temível Dr. Louison, do escritor Enéias Tavares. Confira o nosso post sobre o jogo que apresenta uma análise por escrito, um vídeo de explicação de regras gravado com o próprio Kevin e um vídeo de entrevista sobre a editora.

Kevin Talarico e Samanta Geraldini, criadores da editora Potato Cat.

A dupla de game designers ainda lançou mais dois jogos de autoria própria, o Café Express e o New Eden Project, antes de abrirem suas portas para publicação de jogos de outros autores nacionais. O primeiro passo foi a parceria para publicação dos jogos da DiceBerry Editora, especializada em micro jogos. Depois vindo os contratos para o lançamento do Sereias e do, ainda vindouro, Cyber Squad, o projeto mais ambicioso da editora e que promete fechar com chave de ouro sua trajetória de sucesso.

A Potato Cat se destacou dentro do mercado por apresentar jogos com propostas inovadoras e entregar um material sempre de alta de qualidade. São jogos que, além de bem desenvolvidos tecnicamente, possuem um padrão elevado de produção. Café Express é o meu favorito deles, um jogo que creio que vai figurar em listas minhas de favoritos em diversas categorias por muito tempo ainda. Confira o nosso post sobre o jogo que apresenta análise em texto e vídeo, além de um vídeo de explicação de regras gravado com o próprio Kevin.

Aqui no canal ainda é possível encontrar um amplo material sobre o Sereias, produzido na época da campanha de financiamento coletivo do jogo. Em breve, ainda teremos a análise em texto e vídeo da sua versão final. Tivemos entrevista e tutorial com os game designers Jorge Luís Rocha e Sabrina do Valle e uma live com as responsáveis pela parte visual, Mariana Livraes (arte) e Jessica Lang (design gráfico), que tanto chamou atenção.

UM ÚLTIMO JOGO: CYBER SQUAD

Cyber Squad será um Deck-Building Cooperativo com temática Hacker, só isso já seria o suficiente para justificar a afirmação feita anteriormente de ser o projeto mais ambicioso da editora, porém ainda tem mais. O jogo terá campanha no polêmico formato Legacy, onde os componentes são modificados de acordo com os acontecimentos da partida.

Cyber Squad promete fechar com chave de outro trajetória de sucesso da Potato Cat.

As informações dadas no comunicado a respeito do jogo ainda são bastante superficiais, mas estaremos acompanhando o projeto bem de perto para informar vocês de todos os detalhes. É uma jogo que me interessa tanto pela mecânica quanto pela temática. A previsão é que a campanha de financiamento coletivo ocorra ainda em 2020.

Pode gerar alguma estranheza e até certa insegurança a ideia de participar de um financiamento coletivo de uma editora com encerramento das atividades já previamente anunciado, ainda mais se tratando de um projeto de maior porte como é o Cyber Squad.

Porém, creio que a Potato Cat tem crédito para isso, pois todos os seus financiamentos coletivos foram entregues dentro dos prazos estabelecidos. A editora sempre teve uma comunicação bastante franca e direta com o seu público. Achei muito honesto, e diria até corajoso, da parte deles publicarem a informação sobre seu encerramento agora.

ATÉ MAIS, E OBRIGADA PELOS JOGOS!

Por fim, gostaria de encerrar agradecendo a Potato Cat, não apenas pelos jogos de qualidade publicados e o bom serviço prestado ao mercado nacional, mas também pela atenção dada ao Turno Extra durante o seu tempo em atividade. Eu tive o prazer de entrevistar Kevin e Samanta algumas vezes tanto presencialmente quanto online. Eles sempre foram muito acessíveis para conversar com a gente.  Desejo toda sorte neste último projeto para que seja realmente um fechamento com chave de ouro e muita sorte nos diferentes caminhos que ambos escolheram seguir no futuro.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *