Notícia: Eric Lang é suspenso do Twitter

O game designer Eric M. Lang, conhecido por lançamentos de peso no mercado de boardgames, como Blood Rage, Arcadia Quest e o recente Marvel United, teve sua conta suspensa no Twitter.

Tudo aconteceu no último dia 8 de julho de 2020, quando Lang publicou em seu Twitter que bloquearia qualquer usuário do Twitter que estivesse seguindo o usuário @TheQuartering, ou Jeremy Habley, um YouTuber especializado em conteúdo geek, como jogos, quadrinhos e videogames.

Segundo consta, Habley se classifica como um “Anti-SJW”, ou “Anti Social Justice Warriors”, ou ainda “Anti Guerreiros da Justiça Social” e já teceu comentários que fomentam preconceitos, criticando o “politicamente correto”.

Em 2017, Habley chegou a ser banido de um evento online de Magic The Gathering, e de todos os eventos envolvendo o jogo, após assediar uma cosplayer ao ponto de fazê-la desistir da comunidade.

Ao que parece, Habley fez fama também como YouTuber da ala conservadora e de extrema direita. Lang, por sua vez, defende posições progressistas. Em 2018, Lang chegou a publicar uma enorme thread no Twitter em defesa de vítimas de assédio de qualquer natureza dentro do hobby dos jogos de tabuleiro. Essa thread está salva no grupo Board Games Brasil, neste link.

É natural que comportamentos conservadores e que disseminem ódio incomodem quem está lutando para um hobby mais inclusivo, o que levou Lang a dar o ultimato já citado neste texto, que você lê abaixo:

“Por questões de segurança (particularmente em nome de meus amigos e seguidores), estou bloqueando qualquer conta que siga a conta abaixo e bloqueando de maneira instantânea qualquer conta que a marque em menções não solicitadas. A conta é fonte de assédio raivoso e discriminação”, diz o post, traduzido.

Habley deu RT neste post de Lang, o que chamou a atenção de seus seguidores e aliados, que por sua vez realizaram denúncias em massa contra Lang, o que resultou em sua suspensão no Twitter de maneira automática, aparentemente sem muita análise prévia.

É claro que muitos aliados também partiram em auxílio de Lang, como o game designer Tim Schafer, responsável por jogos eletrônicos como Brutal Legend, Grim Fandango e Broken Age.

“Eric M. Lang é uma das figuras dos mais respeitadas, bem-sucedidas e e inteligentes no boardgame e, mesmo assim, @Twitter escolheu suspender a conta DELE (@eric_lang), em vez de um troll do gamergate que estavam assediando ele. Clássico do Twitter. Por favor “dessuspenda-o” imediatamente, @TwitterSupport”.

Até agora, cerca de 13h do dia 9 de julho de 2020, a conta de Lang continua suspensa no Twitter. Este blog e seus participantes apoiam qualquer defensor que lute contra preconceitos e discriminações. Resta ficar na torcida para que o mal entendido seja resolvido.

Quem quiser, pode tentar ajudar no Twitter, marcando o @TwitterSupport, para denunciar a ocasião.


ATUALIZAÇÃO: O Twitter corrigiu o erro cometido e a conta foi restabelecida.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *