Guia Gen Con Online em Português

A Gen Con é uma das mais maiores convenções de jogos de tabuleiro do mundo. Ela atrai todos os anos milhares de fãs e entusiastas do hobby até Indianápolis, nos EUA. Porém, a pandemia da Covid-19 inviabilizou que a edição deste ano ocorresse em formato presencial.

A solução encontrada foi a realização de uma versão virtual – Gen Con Online, que ocorrerá de 30/07 à 02/08. Isso abriu as portas para uma ampliação da oferta de conteúdos e foi assim que surgiu o In Portuguese, que conta com a organização do projeto Business 2 Board, conduzido pela Ludifique.

Serão 4 dias em que dezenas de diversas atividades estarão sendo disponibilizadas gratuitamente através das mais variadas plataformas digitais. Para poder participar é necessário: realizar um cadastro no site da Gen Con, adquirir a credencial e depois pegar os ingressos dos conteúdos desejados. No site In Portuguese tem vários tutoriais explicando tudo passo-a-passo.

Seguir esse processo é fundamental não apenas para garantir o seu acesso às atividades, os links das salas (Discord, Zoom, Tabletopia…) serão enviados por mensagem privada apenas aos inscritos no próprio dia da realização, mas também como forma de registro junto a administração do evento do interesse do nosso público. Então, mesmo para conteúdos em plataformas de livre acesso, como é o caso de lives no Instagram e Youtube, é importante que todo o trâmite seja realizado corretamente.

Uma das atividades da Gen Con Online em Português irá ocorrer no nosso canal no Youtube. Será uma live no sábado (01/08) às 18h em que estarei batendo um papo com Sabrina do Valle (do Sereias), Bianca Melyna (do Grasse), Isabel Butcher (da Curió Jogos) e Silvani Neri (do Oficinas Lúdicas) sobre o trabalho delas com desenvolvimento de jogos. O título da nossa mesa é Designers de jogos: criadoras de experiências, clique e faça a sua inscrição.

Além dessa mesa, em que estarei como mediadora, eu participarei como convidada de outras 3 mesas, que ocorrerão via Discord, para discutir aspectos diversos relativos ao lugar do negro nos jogos. Segue abaixo mais informações, basta clicar no título para realizar a inscrição:

Quem acompanha o nosso blog e canal sabe que valorizamos a independência e a diversidade em todas as suas formas, defendendo um hobby que promova inclusão e representatividade. A Gen Con Online em Português está disponibilizando uma série de mesas que trazem conteúdos que seguem esses princípios. As indicações de atividades que faço a seguir não são restritas apenas a esse tipo de conteúdo, mas ele serviu como um forte critério na seleção do que destacar aqui de mais interessante.

– EDIJ

O Encontro de Desenvolvedores Independentes de Jogos de Mesa do RJ é uma iniciativa que busca promover a união entre game designers para troca de experiências sobre todo o processo desde a criação de um jogo até chegar na sua disponibilização ao público. A ideia é ampliar o conhecimento de modo coletivo, para que todos possam ter igualdade de condições de crescimento.

– PROTO BR

O Proto BR É uma iniciativa que surgiu neste contexto de pandemia visando promover encontros virtuais para testagem de protótipos. Essas sessões acontecem através do Tabletopia em conjunto com o Discord e são abertas ao público, um formulário é disponibilizado para que os jogadores possam realizar as suas inscrições nos jogos desejados.

O Proto BR facilitou a nossa vida colocando todos os dias e horários de mesas deles em uma única imagem, mas ainda assim vou deixar registrado aqui alguns destaques, com o link para inscrição:

Além de todas as mesas de jogos em ai, vale destacar que o Proto BR também terá uma mesa para bater um papo sobre a experiência de utilização de plataformas digitais para testar seus jogos.

– OUTROS JOGOS 

*Mesa se repete em outros dias e horários.

– REPRESENTATIVIDADE FEMININA

*Mesa se repete em outros dias e horários.

– REPRESENTATIVIDADE NEGRA

 – REPRESENTATIVIDADE LGBTI+

– OUTRAS MESAS DIVERSAS

Espero que tenham gostado da nossa pequena seleção. Tem muito mais conteúdo disponível. Consulte a programação completa. Mais informações também nas páginas do EDIJ, Proto BR e SeJoga. Não deixe de acessar a site  da Gen Con para realizar o cadastro, adquirir a credencial e pegar os ingressos. Encontre todas as explicações detalhadas no site In Portuguese. Uma boa Gen Con Online para todo mundo.

Assista também o nosso vídeo sobre o assunto:

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *