Guia Gen Con Online em Português – Parte 2

Após mais de 50 anos ocorrendo em formato presencial, a Gen Con precisou se adaptar a situação de crise mundial decorrente da pandemia de Covid-19. Isso fez com que pela primeira vez em sua longa história, uma das maiores convenções de jogos de tabuleiro do planeta acontecesse em versão virtual.

A Gen Con Online, que ocorreu de 30/07 à 02/08, contou com uma grande quantidade de conteúdos em português em sua programação oficial. Isso ocorreu devido a parceria estabelecida entre o projeto Business 2 Board, conduzido pela Ludifique, com a organização da tradicional convenção norte-americana.

No post anterior, após uma análise da programação completa, propomos um guia recomendando os conteúdos que mais despertaram o nosso interesse. Agora voltamos com uma proposta bastante parecida. O presente post é um copilado do que de mais interessante aconteceu e que ficou salvo para que possa ser conferido passado o evento em si.

– GEN CON IN PORTUGUESE

O Gen Con In Portuguese, canal oficial no Youtube da organização dos conteúdos em português, recebeu apenas quatro vídeos: abertura, encerramento, próximos lançamentos de editoras e análise do mercado nacional. Acho que todos os vídeos valem a pena dar uma conferida, porém gostaria de destacar o último, que é muito interessante para entender a estrutura de negócio por trás do nosso hobby. Achei muito adequado o convidado a fazer essa análise ser o Cristiano Cuty (Conclave Editora), um dos mais antigos em atividade no ramo e que tem acompanhado todo o processo desde o início.

(O título está em inglês, mas o papo rola todo em português.)

– GALÁPAGOS JOGOS

A Galápagos Jogos é atualmente a maior editora nacional de jogos de tabuleiro em atividade, responsável por lançar em nosso país os mais badalados títulos estrangeiros. A história de crescimento da empresa segue em paralelo com a própria expansão do hobby no Brasil. Achei bem legal este conteúdo que eles produziram para o evento explicando sua visão de processo de uma forma bastante acessível.

– LUDENS SPIRIT 
  • Da criação à distribuição dos jogos de tabuleiros foi um painel bastante interessante que aconteceu no Instagram da Ludens Spirit. Eric Deshoulieres, fundador da editora, conversou com Marcos Macri, game designer e fundador da MS Jogos. Os dois que estão trabalhando em parceria para o lançamento do novo jogo do autor – Dogs Cardgame.

– EDIJ

Encontro de Desenvolvedores Independentes de Jogos de Mesa do RJ, uma iniciativa que busca promover a união entre game designers para troca de experiências e ampliação coletiva de conhecimento, está disponibilizando aos poucos todo o conteúdo, que não foi pouco, ofertado durante os 4 dias de convenção em:

(Por ter participado como convidada da mesa Etnocentrismo e negritude nos boardgames, ela também se encontra disponibilizada no nosso canal no Youtube.)
– PROTO BR
O Proto BR, uma iniciativa que surgiu no contexto da pandemia para testagem de protótipos em formato virtual, participou com o oferecimento de diversas mesas online. Foi uma amostra prática do trabalho que desenvolvem, por isso algo que dificilmente teria como haver uma disponibilização posterior. Porém, eles promoveram um bate-papo bem bacana sobre essa experiência inovadora.

– GEN CON EDUCAÇÃO

A criação e utilização de jogos no processo educacional é uma questão que está sempre sendo discutida e atrai um crescente público interessado em mais informações. A coordenação dessa área ficou a cargo do professor Arnaldo V. Carvalho, que está subindo aos poucos os conteúdos em seu canal no Youtube. Destaco abaixo um dos painéis que mais me chamou atenção, tendo em vista que o mais comum é ver essa questão sendo mais relacionada a educação de crianças e adolescentes.

 

#REPRESENTATIVIDADEIMPORTA

Uma das coisas mais legais da programação em português da Gen Con Online foi sem dúvida o espaço dedicado a trazer conteúdos relacionados a representatividade. Foi uma importante conquista de visibilidade que discussões sobre diversidade tenham tido presença significativa em um evento de tamanha notoriedade.

Foram três os núcleos principais de representatividade: Mulheres, Negros e LGBTI+. Porém, antes de irmos a eles, gostaria de começar destacando um painel que muito chamou a minha atenção e também está dentro dessa questão. Infelizmente, a Pessoa com Deficiência (PCD) muitas vezes acaba sendo esquecida até mesmo em pautas que tratam de inclusividade.

– REPRESENTATIVIDADE PCD

(Apesar do foco ser RPG, achei o painel muito significativo e muito do que é dito se aplica aos boardgames.)

– REPRESENTATIVIDADE FEMININA

– REPRESENTATIVIDADE LGBTI+

 

Espero que essa nossa pequena proposta de guia tenha sido útil, tanto para quem não teve a oportunidade de acompanhar a Gen Con Online ao vivo quanto para quem apesar de ter acompanhado perdeu algum dos conteúdos listados, seja por desconhecimento ou por conflitos de horários.

Foi uma experiência fantástica poder participar de um evento tão incrível, mesmo que tenha sido em formato virtual. Foi uma oportunidade maravilhosa de aprendizado, ampliação de visão e conhecimento de pessoas. Isso é algo fantástico na tecnologia, poder estar em contato com pessoas distantes geograficamente, mas muito próximas em interesses, valores e convicções.

Só temos a agradecer ao pessoal do projeto Business 2 Board, conduzido pela Ludifique, que através dessa bem-sucedida parceria com a organização da Gen Con, trouxe ao público brasileiro o In Portuguese. Que tenhamos presenciado apenas o momento inicial de uma longa parceria que renda muitos frutos em termos de crescimento e amadurecimento do mercado de boardgames no nosso país.

Compartilhe:

Um comentário em “Guia Gen Con Online em Português – Parte 2”

  1. Está maravilhoso esse guia! A Gen Con já foi, mas conseguimos gravar as apresentações online de jogos e educação e como o TURNO EXTRA já comentou, disponibilizamos tudo no youtube (só falta uma atividade).

    Para facilitar, a listagem da programação traz o link direto para cada vídeo, tudo organizadinho: https://labjog.wordpress.com/2020/07/16/gen-con-abre-espaco-para-jogos-e-educacao/

    É isso, espero ter ajudado! Obrigado Turno Extra pela força, e para o que precisar estamos aqui!

    Abs,
    Arnie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *