Conheça a arte de Àiyé, jogo recém-anunciado pela Grok Games

 

Alguns dias atrás a Grok Games anunciou um lançamento que já chegou chamando atenção por causa das artes divulgadas. Trata-se do Àiyé, um intrigante jogo de construção de mancalas de autoria dos game designers André Teruya e Igor Knop. O paraense Leon Lima é o artista responsável pelas belas ilustrações e também a criação do conceito visual. A editora gentilmente nos cedeu algumas imagens para divulgação.

Em Àiyé os jogadores administram o destino de um povo ancestral, determinando aqueles que tomam a liderança e trabalham em conjunto no dia-a-dia para o bem de todos. Com a manipulação das energias na mancala, ela se modifica para que os jogadores criem combinações poderosas, se enfrentem e acumulem pontos em busca da vitória.

Àiyé é uma palavra da língua iorubá que, na mitologia iorubá, é a Terra ou o mundo físico, paralelo ao Orun, mundo espiritual.

 

Eu tive a oportunidade de jogar o protótipo do Àiyé em estado bem inicial ainda no desafio da Consciência Negra promovido pelo EDIJ no ano passado. Os requisitos obrigatórios eram protagonismo negro e utilização da mancala entre mecânicas. Vários jogos bem bacanas foram apresentados nesse dia, então é bem legal ver um deles tendo lançamento sendo anunciado.

 

Assista ao nosso bate-papo com André Teruya (game designer) e Luis Francisco (editora) para saber mais sobre o jogo e ver mais imagens.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *