Conheça Kontaê! Heroínas Negras Brasileiras

Sexta-feira (20) é Dia da Consciência Negra e durante toda esta semana estaremos trazendo aqui no Turno Extra vídeos sobre jogos com temática negra.

Começamos entrevistando o game designer Alexander Francisco (Deusaustrados / Drakkar Tum Tum / Kardnarok) sobre o jogo educativo Kontaê! Heroínas Negras Brasileiras inspirado no livro Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis, da escritora Jarid Arraes (Editora Pólen), e que conta com arte de Alexandre Magalhães.

Jogo de cartas educativos apresenta grandes personalidades negras femininas brasileiras.

O objetivo do jogo é discutir a representação e o protagonismo negro no período pós-abolição e apresenta como as histórias e os feitos de 4 importantes personalidades femininas negras: Antonieta de Barros, Carolina Maria de Jesus, Laudelina de Campos Melo e Tia Ciata.

  


Kontaê! Heroínas Negras Brasileiras é fruto da dissertação de mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação intitulada: Investigação sobre a questão da visibilidade das heroínas negras brasileiras na educação e nos jogos de mesa. O jogo foi pensado para ser usado nas competências de História, Língua Portuguesa, Artes (conforme lei 11.645/08), além de atender à habilidades específicas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular – 2018)

QR Code leva a mais informações em texto e vídeo sobre cada heroína presente no jogo.

Alexander Francisco nos conta sobre a sua pesquisa para a dissertação que parte de uma investigação sobre a representação dos negros em jogos de mesa até o processo de criação e desenvolvimento de Kontaê! Heroínas Negras Brasileiras, passando por questões como lugar de fala e o papel de pessoas brancas na luta antirracista.

A dissertação e o jogo estão disponíveis no site abaixo:

https://sites.google.com/view/kontae/…

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *