Conheça Alafia

Sexta-feira (20) é Dia da Consciência Negra e durante toda esta semana estaremos trazendo aqui no Turno Extra vídeos sobre jogos com temática negra.

Entrevista com Davi Monteiro, um dos game designers de Alafia, um jogo de desenvolvimento de civilização no formato 4X (explorar, extrair, expandir e exterminar) que se passa na África e chama atenção por trazer como um de seus elementos principais a invocação dos Orixás, através da mecânica de Alocação de Trabalhadores, para realização das ações.

Imagem geral dos elementos que compõem o jogo.

Jogos com referência a culto de divindades ou mesmo que tenha os deuses como personagens não são incomuns, o que o Alafia faz de diferente é trazer as divindades das religiões de origem africana, que ainda são, infelizmente, alvo frequente de preconceito. Estamos acostumados a ver referências ao panteão Nórdico ou Grego o tempo todo e conhecemos muito bem seus deuses e suas histórias. Por que não conhecer os Orixás? Algo culturalmente muito mais próximo de nós.

Orixás determinam as ações dos jogadores.

Em Alafia, cada jogador assume o papel de uma tribo africana lutando para se estabelecer e prosperar. É necessário encontrar a melhor estratégia para utilizar seus guerreiros e trabalhadores para disputar território e recursos com as demais tribos, mas também enfrentar a seca e os colonizadores. Tudo isso ocorrerá em um tabuleiro modular, Controle/Influência de Área é a mecânica principal aqui.

Jogadores disputam domínio em tabuleiro modular.

Porém, o que vai determinar a maioria dos acontecimentos nesse tabuleiro modular são as escolhas realizadas pelos jogadores durante a fase de invocação dos deuses, que utiliza a mecânica de Alocação de Trabalhadores, como mencionado anteriormente, no qual os jogadores terão a sua disposição uma variedade de opções vinculadas as características de cada Orixá.

A arte que está sendo utilizada provisoriamente na capa do jogo foi gentilmente cedida pela ilustradora Orádia N.C Porciúncula. Visitem o perfil dela no Instagram que está linkado aí no nome, vale muito a pena, trabalho lindíssimo.

Alafia é uma palavra Iorubá que remete a prosperidade, paz e felicidade.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *