Conheça Masai e Black Power

Sexta-feira (20) é Dia da Consciência Negra e durante toda esta semana estaremos trazendo aqui no Turno Extra vídeos sobre jogos com temática negra.

Entrevista com o game designer Rennan Gonçalves falando um pouco sobre o conceito de Afrogames e apresentando 2 jogos seus se encaixam dentro dessa classificação, apesar de bastante diferentes entre si. Masai é um jogo abstrato que trabalha em seu tema um aspecto de valorização cultural, enquanto Black Power é um jogo de cartas com uma carga histórica elevada, apesar de mecanicamente leve.

Em Masai, os jogadores utilizam dados para construir o colar característico dessa tribo que fica localizada entre a região do Quênia e da Tanzânia. O jogo lembra em alguns aspectos títulos de grande sucesso como Sagrada e Azul, porém com um fato que faz toda a diferença, a construção é coletiva não individual. Isso deixa o jogo ainda mais competitivo por conta de uma interação muito maior entre os jogadores.

Masai é um puzzle “frita cérebro” que permite muitos combos e bloqueios.

Os colares Masai encantam a todos por suas cores e formas e são uma grande influência na moda, assim como tecidos e outros acessórios dessa tribo, sendo replicados por grandes marcas, o que nos trás a um grande debate sobre apropriação cultural, pois temos uma situação de obtenção de lucros sem que sejam dados os devidos créditos e compensação financeira.

Em Black Power, os jogadores deveram fazer sequências numéricas dos diferentes naipes que compõem o jogo para assim completarem o seu Black, que é muito mais do que um simplesmente penteado, sendo um símbolo de resistência. Cada um dos naipes representa um elemento de conscientização que leva as pessoas negras ao que chamamos de empoderamento. 

Black Power através de uma mecânica bem simples nos ensina sobre algo bastante complexo.

O tema de Black Power é inspirado no caso da atriz Marsha Hunt que foi impedida de ser capa da revista Vogue por conta de seu Black. O jogo traz ainda referência a outras personalidades famosas pela sua luta e seu exemplo, além do tabuleiro individual com o nome de Marsha, temos também Angela (Davis), (Nina) Simone e (Kathleen) Cleaver.

A ideia do jogo é que estamos nos preparando para uma passeata contra esse boicote sofrido por Marsha e nesse processo contaremos com o auxílio dos Black Panthers e de personalidades importantes como Malcolm X, Martin Luther King, Rosa Parks, Elaine Brown e Septima Clark, passando por eventos difíceis marcantes na história da luta dos negros.

Compartilhe:

Um comentário em “Conheça Masai e Black Power”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *