Entrevista e gameplay de Carnavalesco com Ron Halliday

Carnavalesco, do game designer Ron Halliday, está sendo lançado pela Precisamente Jogos através de campanha de financiamento coletivo no Catarse Combinando as mecânicas de Alocação de Dados e Puzzle, o jogo comporta de 1-4 jogadores. Em um desfile de Escola de Samba, são julgados um total de 9 quesitos. O desafio é conseguir a combinação específica de dados solicitada em cada um deles para obter a nota máxima e se tornar a grande campeã do Carnaval no final da apuração.

Carnavalesco é o abstrato mais temático que me lembro de já ter experimentado, cada quesito é muito bem representado por sua regra específica de Alocação de Dados e alguns deles interagem uns com os outros como realmente ocorre em um desfile de Escola de Samba. Isso torna muito mais fácil lembrar a exigência de cada quesito. 

Bastante simples em suas regras, mas com bom nível de complexidade. A ordem de Alocação de Dados é livre, aí entra a parte do Puzzle, que dá uma maior camada estratégica. Os jogadores posicionam seus dois dados por turno da forma como desejarem, sem possibilidade de alteração posteriormente.

Nem sempre será possível atender exatamente a regra específica de cada quesito para obtenção da nota máxima, porém existem mecanismos no jogo para minimizar essas perdas e até se recuperar delas. A tabela de cálculo bem simples e de fácil compreensão. 

Isso tira aquela sensação punitiva que alguns jogos com mecânica de Puzzle passam, em que um erro é fatal e praticamente acaba com as chances de vitória do jogador. Além de manter a tensão do somatório final dos pontos que aqui é ainda mais importante, pois faz totalmente parte do tema.

Confira abaixo o nosso vídeo de entrevista e gameplay com o game designer Ron Halliday, que contou com a participação de Amanda Nunes, da Precisamente Jogos:

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *