Primeiro Ano da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas

No último sábado (31/07) foi comemorado o Dia da Mulher Tabuleirista, a data é em referência ao aniversário de criação da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas. Em virtude disso, houve toda uma programação especial com uma série de lives no canal delas no Youtube mostrando a atuação de diversas mulheres no mercado, nas mais variadas áreas.

A Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas foi criada durante a GenCon Online de 2020, mas em apenas 1 ano de existência tem conseguido alcançar conquistas muito significativas em termos de promoção do fortalecimento da presença feminina, com diferentes ações que buscam fornecer apoio, suporte e incentivo, criando um ambiente de união e integração.

Um dos projetos mais conhecidos da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas é o edital Ligadas na Meeple, um concurso exclusivo para game designers mulheres, em que a vencedora terá o seu jogo publicado pela editora MeepleBR. Um outro projeto, que mora no meu coração, que acabou surgindo a partir disso, foi a Oficina da Ligadas, inspirada no modelo incrível da Oficina do Playteste.

A Oficina da Ligadas foi o que acompanhei mais de perto, sendo uma reunião semanal para playtestar os protótipos. Foi emocionante ver tantas mulheres dando vida aos seus jogos, descobrindo do que são capazes, ajudando umas as outras em um ambiente tão extraordinariamente acolhedor. É uma competição, apenas um jogo será escolhido, mas todas colaboraram com muita sinceridade para melhorarem mutuamente ao longo do processo de desenvolvimento.

Espero muito que a Oficina da Ligadas continue mesmo agora após o fim da etapa preparatória do Ligadas na Meeple, pois é realmente um ambiente muito especial de troca, aprendizagem e parceria. Eu me sinto vendo uma semente começando a florescer e que pode render muitos bons frutos.

Estou ansiosa para acompanhar os próximos projetos da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas. Se em um período de pandemia, diante de tantas limitações, elas já atuaram de forma tão incrível, nem consigo imaginar do que serão capazes quando estivermos de volta aos espaços presenciais, algo tão significativo para os boardgames, afinal somos um hobby extremamente social.

Meus mais sinceros parabéns e votos de sucesso para Bárbara Côrtes (Bacolou), Nanda Sales e Monique Garcez que estão a frente da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas e todas as demais colaboradoras de uma iniciativa tão fantástica e necessária, que nos dá esperança de um futuro com cada vezes mais mulheres tendo seus espaços e trabalhos reconhecidos e respeitados.

Confira a abaixo o que rolou na programação especial comemorativa do Dia da Mulher Tabuleiristas:

PIONEIRISMO | Mulheres que Incentivam o Crescimento dos Jogos de Mesa

Esta foi a live de abertura em que eu participei junto com a Vanessa (Funbox Jogos) e a Lucy (Ludus Luderia). Uma honra estar entre mulheres tão significativas para representatividade feminina no mercado nacional.

DENTRO DA CAIXA | Mulheres que Transformaram seu Amor pelos Jogos em Profissão

Bianca Melyna (Revisora e Game Designer), Maria do Carmo Zanini (Tradutora) e Pamela Rocha (Ilustradora) falam sobre como é atuar profissionalmente com jogos e a diferença com relação a outros mercados.

EMPREENDEDORISMO | Mulheres que Dialogam com Diferentes Públicos

Vanessa (Lends Club), Isabel (Curió Jogos) e Amanda (Precisamente Jogos) falam sobre suas experiências no diálogo com diferentes públicos.

FAÇA VOCÊ MESMA | Dicas de DIY e Pinturas de Miniaturas

Carol e Lívia (Rainbow Meeple) e Polly (Board GayMe) fazem a gente chorar com o talento delas para artes e dão dicas de como dar os primeiros passos, porque segundo elas qualquer pessoa pode fazer inserts e pinturas também.

FECHAMENTO | Um ano de Trajetória da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas

Bárbara Côrtes, Nanda Sales e Monique Garcez fazem um panorama sobre o primeiro ano da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas, apresentam demais colaboradoras, falam sobre novos projetos e ficam emocionadas.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *